Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Sabe o que é Policosanol?

 

O Policosanol (octacosanol), uma mistura de substâncias serosas, geralmente obtido a partir da cana de açúcar, é um dos componentes activos do LipoCOLESTEROL tecnilor®, um produto nutricêutico desenhado e desenvolvido para fazer baixar o colesterol circulante no sangue.

 

O seu mecanismo de ação, ocorre através da inibição da biossíntese do colesterol no fígado, diminuição do LDL circulante e aumento dos valores de HDL.

 

Policosanol está aprovado para o tratamento do colesterol elevado em quase duas dezenas de países, Alemanha, França e na maioria dos países da América Latina, mas também pode ser usado na claudicação intermitente.

 

Diversos estudos mostraram que o Policosanol, para além de baixar o colesterol, também inibe a agregação plaquetária e previne o desenvolvimento de lesões arteroscleróticas, sendo por isso  seguro e eficaz em pacientes com diabetes tipo II,  com hipercolesterolemia.

 

Qual é a evidência científica de Policosanol no Colesterol elevado?

 

O Policosanol (octacosanol) parece retardar a síntese do colesterol no fígado e aumentar a reabsorção hepática do colesterol LDL.

 

Em 16 estudos duplamente-cegos vs placebo, que incluíram um total de mais de 1.500 pessoas e com duração entre 6 semanas e 12 meses, foi demonstrado que o Policosanol é eficaz para melhorar os níveis de colesterol no sangue.

 

Os resultados desses estudos sugerem que o tratamento com Policosanol pode reduzir o LDL de 21 a 29% e o colesterol total (CT) numa quantidade um pouco menor.

Além disso, o Policosanol parece aumentar o colesterol HDL entre 8 a 15%.

 

Estes ensaios foram feitos apenas em pessoas cujos níveis de colesterol anteriormente não tinha melhorado apenas com dieta alimentar.

 

Num estudo, envolvendo 244 mulheres pós-menopausa, com níveis elevados de colesterol, receberam inicialmente placebo ou 5 mg de Policosanol por dia por 12 semanas.

Posteriormente dobrou-se a dose de 10 mg por dia (no grupo tratado) e o estudo continuou por mais 12 semanas.

Os resultados mostraram melhorias significativas, com benefícios adicionais depois do aumento da dose.

 

No final do estudo:

  • O colesterol LDL baixou 25,2%,
  • O colesterol Total (CT) baixou 16,7% .
  • O colesterol HDL subiu 27,2%;

 

Observaram-se resultados idênticos noutro estudo duplo-cego, com a duração de 12 meses, envolvendo em 589 homens e mulheres.

Para esse estudo foram seleccionados doentes idosos, hipertensos e com níveis elevados de colesterol.

 

Outros sete estudos duplamente-cegos, envolvendo um total de quase 400 pessoas, comparando o policosanol (octacosanol) com medicamentos padrão (Estatinas)  incluindo:  Pravastatina, Sinvastatina, Fluvastatina, Lovastatina, mostram que o Policosanol foi igualmente eficaz.

 

Os estudos mostram também que o Policonasol é seguro e eficaz na redução dos níveis de colesterol em pessoas com diabetes do tipo 2.

 

O Policosanol diminui a agregação plaquetária, diminui o LDL colesterol, aumenta o HDL colesterol, funciona como antioxidante diminuindo a susceptibilidade do LDL à oxidação, aumenta a capacidade de exercício nos pacientes com angina pectoris e não diminui os níveis séricos da coenzima Q10.

 

Desta forma, o Policosanol torna-se um aliado seguro na redução do colesterol e proteção do endotélio vascular.

 

Claudicação intermitente

 

As artérias que fornecem sangue às pernas podem bloquear-se de forma séria em estadios avançados de aterosclerose.

 

Isso pode causar uma dor severa mesmo quando se anda distancias curtas, uma vez que os músculos ficam carentes de oxigénio.

 

Com efeito, frequentemente a intensidade da claudicação intermitente é medida em relação a distância que a pessoa pode andar sem dor.

 

Um estudo duplo-cego placebo controlado durante 2 anos em 56 indivíduos constatou que o tratamento com Policosanol (10 mg duas vezes ao dia) melhorou a curta distância por mais de 50% em 6 meses e os benefícios aumentaram ao longo do estudo.

 

Ainda não sabemos como o Policosanol actua nesta doença.

As evidências sugerem, contudo que, pode tornar o sangue mais fluido (tecnicamente, impedir o acúmulo de plaquetas) aproximadamente no mesmo grau que a aspirina na dose de 100 mg / dia.

 

lipo.gif

 QUEM DEVE TOMAR LipoCOLESTEROL tecnilor®?

  • Quem tem valores de Colesterol Total > 200 mg/dl
  • Quem colesterol LDL >120 mg/dl
  • Quem tem colesterol HDL < 40 mg/dl.
  • Quem tem valores de triglicéridos > 150 mg/dl.
  • Na prevenção da Doença Coronária
  • Na prevenção de AVC
  • Alternativa natural ao tratamento farmacológico
    • Especialmente às Estatinas

 

Posologia: 1 comprimido por dia, às refeições.

Não contém açúcar.

Antes de tomar qualquer suplemento alimentar ou produto nutricêutico consulte o seu médico assistente ou o seu farmacêutico.

 

Uma recomendação TECNILOR®!

www.tecnilor.pt

 

À VENDA NAS PRINCIPAIS FARMÁCIAS

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre nós

foto do autor




Mensagens